Dicas para preparar alimentos caseiros para bebês

Os bebês podem receber alimentos complementares aos 6 meses de idade? Sim, mãe, essa é a recomendação da OMS e da Associação Pediátrica da Indonésia (IDAI) em relação à alimentação do bebê.

ilustração de alimentar um bebê com sólidos caseiros Foto: Shutterstock

É claro que fazer sua própria comida sólida para bebês , ou os chamados sólidos caseiros, é mais limpo, mais saudável e mais econômico.

Mais antes de tudo você precisa prestar atenção no que você vai preparar para o seu bebê.

Por exemplo:


1. Não farinha, mas alimento básico para a família

Quer fazer alimentos complementares com farinha de arroz ou outra farinha? OK. Mas é melhor se você escolher ingredientes frescos e inteiros que não sejam farinha.

A melhor fonte de carboidratos para alimentos complementares deve ser obtida de uma variedade de alimentos básicos da família diariamente. Como arroz, arroz integral, tubérculos, milho, batata ou outras fontes de carboidratos que podem ser servidos em uma textura cremosa.


2. Escolha frutas e vegetais frescos para sólidos de bebê
Faça alimentos complementares com frutas e vegetais frescos e de boa qualidade. Você não precisa comprar a granel pessoalmente, mamãe.
Melhor, geralmente compre várias vezes, mas apenas em pequenas quantidades. Isso ocorre porque os vegetais e frutas devem ser eliminados nos próximos 2 dias, após o corte. O objetivo é evitar o apodrecimento de frutas e vegetais, por serem armazenados por muito tempo.


3. Faça um cardápio
Faça uma lista de alimentos complementares, por exemplo, para as próximas duas semanas. Depois, você pode imprimir , colar na cozinha e marcar quando o cardápio estiver pronto.

Com esse direcionamento, ficará mais fácil para você e para o cuidador todos os dias, sem se confundir sobre qual cardápio servir hoje.

Além disso, isso também pode ajudar a ver quaisquer sinais de alergia que seu filho possa ter por meio de certos alimentos que acabou de comer.

4. Não tem que dar sólidos adicionais, açúcar e sal
A comida para bebé não precisa de ser adicionada com açúcar ou sal, para ficar com um sabor agradável, mamãs. O risco é se seu filho consumir açúcar, isso significa que você está acostumando seu filho a comer alimentos doces e ele recusará alimentos que não tenham gosto doce. Outro impacto negativo, seu filho pode ter cáries e diabetes.

Mas você pode adicionar temperos aos alimentos complementares, mamãe! Escolha especiarias naturais, podem ser na forma de alho, cebola, alho-poró, aipo e folhas de limão.


5. Faça estoques de alimentos sólidos congelados
Quanto ao sal, pode aumentar o risco de hipertensão e insuficiência renal em bebês em comparação com crianças mais velhas.

Ilustração de comida complementar para bebês congelados. Foto: Shutterstock

O truque, fazer um cardápio complementar em várias porções. Em seguida, congele em uma bandeja de cubos de gelo. Na hora de comer, basta aquecer os alimentos sólidos congelados. Preste atenção também na qualidade dos sólidos sólidos, ainda está em boas condições?

Bem mamães, parabéns por fazer sua própria comida sólida !

Este conteúdo é produzido por bobinas 
Dicas para preparar alimentos caseiros para bebês Dicas para preparar alimentos caseiros para bebês Reviewed by Aline on novembro 05, 2020 Rating: 5