Ser criticada por ficar em casa cuidando do meu filho

 

“Ser criticada por ficar em casa cuidando do meu filho”


Lidando com o sentimento de culpa por não ficarem em tempo integral com os filhos, pelo menos nos primeiros anos, o coração "enrugado" quando os deixam aos dois ou três meses de vida, querendo compensar com "coisas" a ausência em casa , Entre outros, são tópicos sobre os quais muitas mulheres mães sempre me falam.


Alguns pais tentam conciliar trabalho e família com sucesso, mas frequentemente falham. As extenuantes horas de trabalho, as distâncias no trânsito de casa até o escritório, as demandas do mundo corporativo, para o qual as crianças não são a prioridade, tornam essa meta cada vez mais difícil de ser alcançada.

Lidando com o sentimento de culpa por não ficarem em tempo integral com os filhos, pelo menos nos primeiros anos, o coração "enrugado" quando os deixam aos dois ou três meses de vida, querendo compensar com "coisas" a ausência em casa e se justificam dizendo "não é quantidade, mas qualidade"; Esses são assuntos sobre os quais muitas mulheres mães sempre me falam.

As mães muitas vezes se deparam com o dilema de ficar ou não em casa com os filhos ou o bebê a caminho. O que posso fazer para ser uma mãe presente enquanto ainda trabalho? E se eu parar de trabalhar, quem vai pagar as contas? Meu marido será capaz de suportar os encargos financeiros sozinho? Vou perder valor como profissional por colocar minha vida corporativa de lado?

Muitas questões surgem e a incerteza aumenta com o passar dos dias. O medo aumenta quando você pensa em críticas. As pessoas, às vezes as mais próximas de você, podem classificá-la como "a dona de casa desvalorizada" ou isolá-la por não fazer mais parte de certos círculos.

Sim, eles podem julgá-lo por não contribuir financeiramente para a casa, incrivelmente, ficar em casa NÃO é totalmente reconhecido. Muitas vezes existe o conceito de que não fazemos nada ou temos muito tempo livre. Se chegamos desgrenhados, não vestimos roupas da moda, sem as unhas feitas somos como uma mosca no leite. E sem falar que nem sabemos qual é o site "IN" do momento.

Posso dizer com a força da experiência que é o contrário ... Mesmo que te critiquem, as vantagens de ser quem cuida dos teus filhos são muito mais do que pensas ser possível, não só para eles mas para ti também. Há moda para as mamães, lugares incríveis onde você pode até ir com seus filhos e um mundo a descobrir. Claro que cria medo, mas a preparação é a chave.

Minha primeira recomendação é ...


PLANEJE seu tempo de "aposentadoria", por assim dizer. No meu caso não tive oportunidade, foi puramente empírico e atropelado. Embora não tenha sido fácil, valeu a pena todo o dinheiro do mundo. Hoje é uma das minhas medalhas pessoais. A preparação, não só física e emocional, mas também financeira, é necessária para que, enquanto você cuida de seus filhos, a tranquilidade reine em sua mente e em seu coração.

Reconsiderar seus hábitos alimentares, eliminar todos os tipos de alimentos que não fornecem nutrientes, adotar uma rotina de exercícios básicos, colocar o descanso adequado na lista de prioridades, aliar-se à organização e aprender a meditar será muito favorável para se adaptar ao seu novo estilo de vida.

Cuidar de uma criança exige muita inteligência emocional e energia de sua parte.

Ter um conselheiro materno, um treinador emocional ou pertencer a uma comunidade de mães da sua cidade vai dar-lhe muito apoio e contactos, garanto-vos!

Reserve algum tempo para pensar em atividades simples que irão gerar uma renda extra enquanto você trabalha ou repensar seu orçamento familiar. Isso permitirá que você economize e minimize o impacto financeiro de trabalhar menos horas ou simplesmente não fazê-lo. Além de te dar um pouco de independência em algumas despesas. Você pode até pensar que essas atividades se tornarão seu próprio negócio no futuro, quando seus filhos alcançarem alguma independência.

Posto isto, gostaria de referir as principais vantagens de ser quem cuida dos seus pequenos.

Alguns primeiros especialistas em desenvolvimento acreditam que nada pode substituir o cuidado parental amoroso. Principalmente quando algumas creches ou gestores, como babás, tias ou avós, não dispõem de recursos suficientes ou metodologias adequadas.


Se ficar em casa, terá a certeza de que o ambiente para o seu filho é o certo. Você estará em um ambiente amoroso, estimulante e relaxado, no qual terá o controle total. Você ou seu filho estarão sujeitos ao estresse da rotina matinal contra o relógio para chegar a tempo ao jardim e ao escritório, sem ser presa do trânsito infernal.

Todos em sua casa perceberão que você pode administrar a vida doméstica e familiar com mais flexibilidade. Você terá a possibilidade de decidir como e quando participar de reuniões familiares. 

Você poderá compartilhar atividades lúdicas com seus filhos em momentos mais descontraídos, encontrar outras amigas mães, novos lugares, estilos de vida, oportunidades e compartilhar experiências. O que pode substituir o ambiente de trabalho com seus colegas de trabalho.


Se o seu desejo é trabalhar meio período ou em casa, você pode fazê-lo! Existem opções, você só precisa encontrá-las. O mundo evoluiu ao ritmo das maternidades e hoje é normal ver bebês em carrinhos de bebê ou crianças pintando nas reuniões de trabalho. Colaborações sob medida para mães e filhos estão se tornando cada vez mais comuns.

Às vezes é muito mais barato. Pagar por babá, creche, ônibus da faculdade, depois da escola e cursos extracurriculares é uma grande despesa.

Quanto à saúde das crianças, o número de doenças que se desenvolvem prematuramente como resultado de uma dieta inadequada está aumentando. Ao estar 100% presente em casa você pode oferecer aleitamento materno exclusivo, refeições e lanches totalmente saudáveis ​​para seus filhos e até envolvê-los no preparo para apoiar o seu desenvolvimento. Você também pode evitar que sejam expostos a dispositivos eletrônicos mais do que o recomendado. Estes se tornaram um entretenimento rápido e fácil para pais e babás, situação que está gerando distúrbios nervosos e comportamentais neles.

Esta é minha parte favorita. Poderá desfrutar e maravilhar-se com o passo a passo do seu crescimento; cada vez que ela sorri, seu primeiro passo, a primeira vez que ela fala mamãe, como ela rasteja ou aprende a comer. É indescritível como é viver cada detalhe, cada gesto, cada piscadela, tudo o que fazem. Isso enche seu coração de felicidade.

Acredite ou não, seus níveis de estresse diminuirão, embora seja verdade que certas tarefas são exaustivas, chatas ou frustrantes, nada comparado a uma vida agitada. Estará sob seu controle quando você os fizer e quando não fizer. Encontrar suporte em um assistente doméstico, pelo menos uma vez por semana, ou apoiá-lo em serviços online será uma vantagem.

Agendar as atividades e consultas médicas de seus filhos não será uma pedra no seu sapato. Você não dependerá de seus compromissos de trabalho e muito menos da autorização de seu chefe ou da disponibilidade de terceiros para realizá-los.

Você poderá descobrir habilidades que não sabia que tinha. Sua criatividade vai entrar em ação e você pode se dar a oportunidade de aprender ou inventar coisas novas.

O apoio emocional para seus filhos fará uma grande diferença. Seu filho contará com você em todos os momentos e você o conhecerá plenamente. Não pense que o tornará dependente, você mesmo lhe dará as ferramentas para que ele não seja.


Isso não significa que você vai deixar de ser mulher ou esposa. Ou que você vai ser uma mãe em tempo integral para sempre. À medida que seu filho cresce, ambos adquirem independência, você pode desenvolver outros trabalhos ou atividades divertidas.

Encontrar tempo para si mesmo será de vital importância. Procurar sustentar-se por algumas horas com seu marido, sua mãe ou alguém de sua confiança também pode abrir espaços para você se desestressar ou se desconectar. 

Pense que é um processo temporário e que ser você quem cuida dos seus filhos vai dar a toda a família todos esses benefícios e uma vida completamente diferente da que você conhece.


Por Laura Bolivar - @vive_excepcional_mente   


Tirado do Site: ASI SOY MUJER  Traduzido por A Maternidade




Ser criticada por ficar em casa cuidando do meu filho Ser criticada por ficar em casa cuidando do meu filho Reviewed by Aline on fevereiro 06, 2021 Rating: 5