Morder e dentição durante a amamentação

 

MORDER E DENTIÇÃO DURANTE A AMAMENTAÇÃO

O que saber
  • Por que bebês mordem
  • Como saber quando o bebê está prestes a morder
  • Como corrigir o comportamento

Seu recém-nascido macio e mole agora é uma bola de energia - com dentes. Ai! Essa transformação pode apresentar alguns novos desafios durante a amamentação, mas nada que você não possa superar. Confira a seção O que fazer para etapas simples a serem seguidas antes e durante a alimentação para que você possa vencer a batalha da mordida.




Morder tende a acontecer no final da sessão de amamentação, quando o bebê não está mais com fome e fica entediado, distraído ou pronto para a próxima atividade. Se você está tentando multitarefa, bebês mais velhos podem morder para chamar sua atenção (“Ei, aqui embaixo, mamãe!”). Outros bebês mordem para aliviar as gengivas doloridas durante a dentição ou o desconforto de um resfriado ou infecção no ouvido. Alguns especialistas afirmam que os bebês podem até morder como sinal de afeto!

Seja qual for a causa, você pode evitar essas beliscadas dolorosas e continuar uma relação de amamentação mutuamente agradável pelo tempo que você e seu bebê desejarem. Se o seu bebê for segurado corretamente e beber - com o mamilo profundamente na boca, os lábios flangeados e colocados ao redor da aréola - é realmente impossível morder. Os bebês não podem morder enquanto sugam, e sua língua cobre os dentes inferiores. Isso significa que, para morder, o bebê precisa parar de sugar, mover a língua e deslizar a cabeça para trás de modo que o mamilo fique próximo à gengiva. Se você observar cuidadosamente a boca e a mandíbula do bebê durante a amamentação, começará a reconhecer as pequenas mudanças que precedem a mordida.

O mais importante a lembrar se o seu bebê morde é controlar sua reação tanto quanto possível. Difícil de fazer quando você está com dor e é pego de surpresa - mas uma forte reação negativa da mãe pode causar ainda mais comportamentos indesejados do bebê. Por exemplo, uma reação forte pode alarmar seu bebê a ponto de até mesmo iniciar uma greve de amamentação. No outro extremo do espectro, uma reação forte pode encantar e até mesmo entreter seu bebê, que pode continuar a morder para obter sua resposta emocionante.

Quando o bebê morder, solte com calma o seu filho e interrompa a alimentação por um tempo. Você pode dizer algo como "mamãe não é para morder" ou "se você quiser morder, não estamos amamentando agora". Sua linguagem corporal firme e o término da sessão de enfermagem enviarão uma mensagem. Com o tempo, seu bebê aprenderá que morder significa não mais seios. Pode levar alguns dias ou semanas, então seja persistente.

O que fazer

Acalmar gengivas doloridas

Se a dentição for a culpada, tente dar alívio ao seu bebê antes das sessões de amamentação, para que ele fique menos tentado a usá-la como um anel de dentição. Ofereça um brinquedo frio ou uma toalha congelada para mastigar. Você também pode massagear as gengivas do bebê com um dedo limpo.

Concentre-se em uma boa trava

Volte ao básico. Certifique-se de que o corpo do seu bebê está bem apoiado e que o seu filho está posicionado próximo ao seu peito. Peça ao bebê para abrir bem a boca do seu filho antes de pegá-lo, e certifique-se de que o seu seio seja puxado profundamente em sua boca. Se sentir que a trava está rasa, solte o bebê e tente novamente. Você também pode tentar várias posições durante a alimentação.


Minimize as distrações (para você e para o bebê!)

Amamente o bebê em um quarto silencioso e escuro. Se seu bebê parece inquieto e desinteressado, não force. Tente usar esse tempo para fazer uma pausa e se conectar com seu bebê para evitar morder para chamar a atenção.

Observe com atenção e ofereça uma alternativa

Observe as mudanças na mandíbula ou na boca do bebê, especialmente no final da mamada, quando a sucção diminui. Se você vir seu bebê deslizar a cabeça para trás ou ajustar a mandíbula, destrave rapidamente e ofereça uma alternativa para morder (um brinquedo ou seu dedo funcionam).

Puxe o bebê em sua direção, não para longe

Puxar o bebê enquanto ele mastiga seu seio é uma reação compreensível, mas só vai doer mais. É provável que seu bebê se abra rapidamente após morder, mas se ele ficar preso, é melhor soltar o bebê com o dedo.

Se você tem um mordedor tenaz que não se solta, puxe-o para perto de você por um momento. Isto irá encorajar o seu filho a abrir a boca para respirar, libertando assim o seu seio.

Dê reforço positivo

Quando o bebê pegar bem e mamar sem incidentes, recompense seu filho com abraços extras e elogios.


Morder e dentição durante a amamentação Morder e dentição durante a amamentação Reviewed by Aline on março 22, 2021 Rating: 5